O Meu Outro Eu Esteve A Dançar

quarta-feira, abril 01, 2009

ATÉ QUE NEM TANTO ESOTÉRICO ASSIM

"Não percebo nada de jardinagem e pouco de lida da casa, mas consta que é por esta altura do ano que se podam as árvores, se muda a terra às plantas, se sacodem os tapetes, se limpam os armários, se dá tudo aquilo que não faz falta ou já não nos diz nada, e se deita fora o que está estragado, podre, partido? Parece que este mês é assim para muita gente… Em sentido figurado, ou não. Pois só assim nasce a Primavera. E depois tudo brota além das expectativas, tudo brilha com um novo sopro.

20 — C A R N E I R O
21 Março a 20 Abril

Eia meu, que agitação! Parece que andas a viver contrastes, tipo duche–de-água-quente-e-fria… Nada que não traga uma certa adrenalina, n’est ce pas? Pois lê de novo o parágrafo acima. E aplica-o às tuas ideias, conceitos, percepções, enfim, à tua mente. Faz um balanço dos teus pensamentos e crenças. Vai para casa cedinho, passa pelas brasas, e consulta o ancião que há em ti, aquele velhinho que é a própria sabedoria do teu ser interior, como dizia o Jung. Segue os seus conselhos. Porque se queres novos resultados há que assumir novas atitudes, certo? This is it.

08 — T O U R O
21 Abril a 20 Maio

Ok, tens trabalhado mesmo bem, e estás a entrar num novo equilíbrio. O feliz momento pede que sejas lúcido, frontal, estruturado, enfim, tudo aquilo que já és (quando queres), não é verdade? Quer dizer, também pede que ponhas um bocadinho o hedonismo de lado, de modo a teres a cabeça fresca… Mas o que te quero mesmo dizer é: Agarra a oportunidade de viver um novo equilíbrio entre o céu e a terra, e acredita que, estando tu no teu melhor, tudo baterá certo. E só desejo que tenhas visão, tomates e paz de espírito para receberes e valorizares uma bênção como esta.


22 — G É M E O S
21 Maio a 20 Junho

Free Spirits & City Lights, oh yeah! E pronto, não tenho muito mais a dizer… Voa, voa, voa! Vai, vai, vai! Aquilo em que acreditas faz sentido para ti? É uma intuição poderosa? Segue-a então. Há uns tantos que a acham doida? Problema deles. Go, go, go! A esperança estala, é tudo muito rápido, a Graça acontece! Seja por algo de novo ou por um simples reinício, parte confiante, o mundo é vasto, descondiciona-te, ama as pedras e os homens, vive intensamente, livre, livre, livre!


20 — C A R A N G U E J O
21 Junho a 21 Julho

Estás a ver aquela coisa da ansiedade, da preocupação, do medo do desconhecido, da sensação de abafanço, enfim, aquelas coisas que ninguém quer? Pois. Há um truque que ajuda a lidar com isso, e no teu caso acho que é mesmo oportuno: Now. Live the Now. O teu passado, e o teu futuro, são e serão fruto da tua visão. E o futuro, principalmente, é feito do que sentes, pensas, e fazes, Agora. E não existe mais nada, acredita. Faz um pequeno exame de consciência, e vive o Agora. Venha o que vier, tu podes sempre decidir como reages à vida, bolas! A tua experiência pessoal será sempre filtrada pela tua atitude. E respira fundo que não te cairá o céu em cima da cabeça. Juro.


13 — L E Ã O
22 Julho a 22 Agosto

Ups, é melhor por um post-it na porta: “Estou no início de um novo ciclo. Lembrar de limpar o que resta do anterior”. É que, tal como te disse em Março, estás a entrar numa nova fase da tua vida que será ainda mais interessante do que todo o teu passado… Mas se trazes contigo pesos inúteis fica tudo mais difícil… Até parece cruel chamar “pesos inúteis” a ideias, compromissos, coisas, ou pessoas… Mas do ponto de vista da tua evolução, da tua vida de facto, tudo o que não te acompanha, que não te vivifica, é peso morto… E agora é fundamental limpar e ir resolvendo tudo o que esteja pendente ou não te corresponda… Portanto, olha a direito, faz o ponto da situação, e com toda a paciência que não tens, mas com toda a determinação que te assiste, cut the losses and feed the goods.

19 — V I R G E M
23 Agosto a 22 Setembro

Às vezes és mesmo tramado… Quer dizer, quando está tudo bem não dás lá muito por isso, mas quando te cheira a esturro é logo uma paranóia… Caraças! Desculpa lá se é injusto, mas às vezes até parece! Sugiro que faças um statement: “Eu não sou hipercrítico, céptico, melancólico, pedante, mesquinho, hipocondríaco, manipulativo, nervoso e secretivo. O que eu sou mesmo é rigoroso, preciso, claro, confiante, prático, metódico, altruísta, diligente, seguro, calmo, tolerante, e de grande valor para todos, a começar por mim”.

10 — B A L A N Ç A
23 Setembro a 22 Outubro

“Here we go again, we’re out on the streets again, trá lá lá lá…”* ; ) Nice, é a hora! Isto é mesmo interessante… Talvez tenhas ficado um mesito a patinar, mas era só um teste à tua consistência ; ) E agora chegou o momento de avançares à força toda com o que tens em mente. E agir nesse sentido é bem, força aí.
“Ch-ch-ch-changes, lá lá lá lá…”* ; ) Já deves ter percebido que não tenho mais nada a dizer… Só mesmo voltar a piscar-te o olho e cantar mais uma: “It’s now or never, trá lá lá lá …”* ; )


04 — E S C O R P I Ã O
23 Outubro a 21 Novembro

Mister Big, lot’s of work, good! Pronto, está na altura de dares sério protagonismo aos teus projectos, aos teus objectivos, e de trabalhares empenhadamente para os concretizares. Também poderás contar com mais estabilidade interior. Assume o teu espaço. Faz uso do teu valor, com firmeza. Protege e inspira a tua equipa, a tua família, a tua tribo. É o momento de seres o Imperador, if you know what I meen. Usa essa autoridade para reinares sobre ti mesmo, nada de tentações ditatoriais : ) Sê o teu próprio mestre e uma fonte de generosidade para os outros. Ah, e arruma a caixa das tempestades, they’re out of business.


11 — S A G I T Á R I O
22 Novembro a 21 Dezembro

Sugiro que faças uma visita ao teu depósito de energia… e pasmes, com o seu potencial! Que definas, por agora, de um a três focos na tua vida. Não mais do que isso, para já, não te desperdices à esquerda e à direita. E se te apetecer, olha para aquilo a que chamas os teus defeitos e vê como podes muito bem transformá-los em qualidades. Um defeito é só uma qualidade desequilibrada, seja por excesso… ou por defeito, lá está : ) Por baixo da pedra rude descobre o diamante. Tudo isto corresponde à mensagem deste mês, e mais: Domina os teus instintos. Canaliza as tuas pulsões de uma forma positiva. Controla, com nobreza, palavras e atitudes.
Admite o potencial que tens. Aqui te armo cavaleiro. Salve!


10 — C A P R I C Ó R N I O
22 Dezembro a 20 Janeiro

Ui, eu sei que não é bem o teu género mas, please (!), nada de precipitações negativas. Está muito atento a como te sentes numa dada circunstância… Se não te sentires em paz, confiante, seguro, pára. Neste mês, o fugir para a frente ou o mero entusiasmo fogoso, não chega. Sê consistente, como tanto gostas. É melhor voltar atrás, preparar bem o terreno, rever opções, e recomeçar mais tarde, do que espetar a cara na próxima esquina e depois não haver muito a fazer… a não ser voltar atrás
: ) Desculpa lá a directa, mas é mesmo assim.



09 — A Q U Á R I O
21 Janeiro a 19 Fevereiro

Como é que se diz isto a um “brotherhood man” como tu?… Bom, há que limpar a casa, e só tu o podes fazer. Talvez pensasses que poderia ser um trabalho solidário, cúmplice, com os teus próximos, tipo sócios, colegas, empregados, familiares… pois… Não. Falo da necessidade de limpares ou reestruturares coisas que vêm de trás e pelas quais serás, pelo menos, co-responsável, como uma empresa, uma instituição, uma família, algo que dure há anos, e que precisa mesmo de um volte face. Estando tu à beira de um novo ciclo, há que ter a paciência, coragem, e determinação de fazer isto. Só. Tu só. Depois os outros virão ter contigo. Leadership is a lonely place… But all is well, when you are well.

07 — P E I X E S
20 Fevereiro a 20 Março

Não penses que escolho azucrinar–te a cabeça todos os meses com a mesma mensagem dita de formas diferentes. São mesmo as cartas que te saem, podes crer! Então, cá vai: Tens um Ferrari na garagem, um Wally na marina. Tu És um Ferrari ou um Wally ou os dois. E eu posso não atinar com a jardinagem ou a lida da casa, mas entendo os carros e os barcos. E sei que se não se usam, estragam-se, se não se puxa por eles, enfraquecem, se não se estimam, desfeiam. Ok, assusta um bocadinho ao início, porque a primeira do Ferrari encosta o estômago às costas, e tirar um Wally da marina traz o coração à boca… Mas é só uma questão de treino e tu até te adaptas facilmente… Portanto, ‘bora lá dar uma volta, uma graaaaaande volta! É que os Ferraris e os Wallys da vida… se ficam por aí, arrumados… morrem… e isso seria um desperdício, uma estupidez, algo que tu nem admites na tua vida : )

Anamar "

desenhos: Chris Martin