A FUNÇÃO MUSICAL
«O velho Pitágoras empolgou-se com a descoberta da estreita relação entre música e matemática. No entender do filósofo de Samos, o facto de a física acústica corresponder tão fielmente à lógica dos números tinha um significado místico: a vibração de uma corda dividida em dois produz um som exactamente uma oitava acima (de dó ao dó superior) da vibração produzida pela corda inteira. Se a corda for reduzida a um quarto, produz um intervalo de quarta (dó-fá). Se for reduzida a um terço, produz uma quinta (dó-sol), intervalo que é considerado o mais harmonioso de todos.»
LOGARITMO
UMA ESCALA DIFERENTE
«Em 2007, a estrela do congresso anual da Associação Americana de Matemática foi Robert Schneider, guitarrista do grupo «rock» independente The Apples In Stereo. Deu a ouvir aos participantes um tema do seu último álbum, "New Magnetic Wonder". Uma música estranha e sinistra, semelhante a um disco de 33 rotações tocado de trás para a frente. A principal razão deste efeito é que Shneider utilizou uma escala logarítmica para definir os intervalos entre as notas, e não a clássica escala pitagórica, assente em números inteiros. Iniciativa original para um ocidental, é, contudo, a abordagem habitual dos músicos tradicionais indonésios, por exemplo.»
UMA ESCALA DIFERENTE
«Em 2007, a estrela do congresso anual da Associação Americana de Matemática foi Robert Schneider, guitarrista do grupo «rock» independente The Apples In Stereo. Deu a ouvir aos participantes um tema do seu último álbum, "New Magnetic Wonder". Uma música estranha e sinistra, semelhante a um disco de 33 rotações tocado de trás para a frente. A principal razão deste efeito é que Shneider utilizou uma escala logarítmica para definir os intervalos entre as notas, e não a clássica escala pitagórica, assente em números inteiros. Iniciativa original para um ocidental, é, contudo, a abordagem habitual dos músicos tradicionais indonésios, por exemplo.»
Marco Magrini, in Il Sole - 24 Ore, via Courrier
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